Capital Social

Municípios da Calha Norte recebem apoio para sensibilização e enfrentamento aos impactos da Covid-19

Whatsapp

Os municípios de Faro, Terra Santa e Oriximiná, na região da Calha Norte do Pará, começaram a receber nesta segunda-feira, 20 de julho, equipamentos e produtos de comunicação visando apoiar iniciativas que contribuam com a sensibilização e enfrentamento dos impactos da COVID-19. A campanha é coordenada pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) dentro do Programa Territórios Sustentáveis, em parceria com a Associação para Preservação da Floresta Tropical (Regnskogsföreningen), Mineração Rio do Norte e Secretarias Municipais de Saúde dos três municípios.

De acordo a Ecam a campanha é desenvolvida no eixo Capital Social e Quilombola e contempla as áreas urbanas e rurais por meio da comunicação, com distribuição de 15 mil folders, 16 banners nas línguas portuguesa, Wai Wai e Katxuyana, campanhas nas rádios locais e sistema de moto som e doação de equipamentos como às 330 máscaras “face Shields” para profissionais da saúde que atuam na linha de frente nos hospitais e unidades de saúde, 75 litros de álcool em gel 70% para os profissionais das barreiras sanitárias e aproximadamente 9 mil máscaras reutilizáveis em tecido 100% algodão que são confeccionadas junto às instituições da sociedade civil organizada dos três municípios.

Desde março a Ecam em parceria com a MRN tem realizado campanhas voltadas a ajuda humanitária, pelo Programa Territórios Sustentáveis foram doadas 1.880 cestas básicas e kits de higiene para estudantes indígenas sitiados em Oriximiná, comunidades quilombolas e associação de catadores de resíduos sólidos, 1.500 máscaras reutilizáveis além da distribuição de informes quanto ao uso da etiqueta respiratória como medida de prevenção ao Covid-19. “A gente só tem a agradecer ao Programa Territórios Sustentáveis e espera poder contar sempre com essa parceria que ela contribui muito não só com a sabedoria como com os materiais que já vem sendo entregues no sentido de potencializar ainda mais as ações no nosso município”, enfatizou a secretária Márcia Tavares ao receber às 150 máscaras face Shields e 35 litros de álcool em gel 70%.

Além das doações ao município de Oriximiná também foram entregues na segunda-feira 30 máscaras face Shields para os profissionais que atuam na Secretaria de Saúde Indígena (Sesai em Oriximiná). Ainda nesta semana serão entregues 100 máscaras face Shields para os profissionais da saúde que estão na linha de frente nos hospitais e unidades de saúde em Terra Santa e 10 litros de álcool em gel para os profissionais das barreiras sanitárias do município e 50 máscaras face Shields para os profissionais da saúde que estão na linha de frente nos hospitais e unidades de saúde em Faro e 35 litros de álcool em gel 70% para os profissionais que estão nas barreiras sanitárias na área urbana e nas comunidades de Aibi, Ubim e Maracanã.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa que busca contribuir com o desenvolvimento sustentável dos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro. Quer saber mais sobre o Programa, acesse nossa página nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube e acompanhe nossas ações no site www.territoriossustentaveis.org.br

Por Martha Costa – assessora de comunicação da Ecam.