Capital Social

Associação na área rural de Terra Santa busca fortalecimento institucional para lutar pela preservação do lago Abaocu

Whatsapp

Os moradores das comunidades de Jauaruna e Capote, na área rural de Terra Santa (PA), que sobrevivem da agricultura familiar estão dando exemplo no que diz respeito a buscar o fortalecimento institucional da Acopala (Associação Comunitária de Preservação Ambiental do Lago do Abaocu) e no início dessa semana (07 de julho) realizaram uma reunião para tratar da elaboração de um plano emergencial que estabelecerá entre outras ações um documento que reforce o acordo de pesca já estabelecido nas comunidades.

Segundo a técnica do eixo Capital Social, desenvolvido pela Equipe de Conservação da Amazônia, no Programa Territórios Sustentáveis, Heloisa Cardoso, a reunião foi proposta pelos representantes das comunidades com objetivo de buscar o fortalecimento institucional da Associação, que foi criada em 1999, com o objetivo de lutar pela preservação de uma das maiores riquezas das comunidades de Jauaruna e Capote. “Eles solicitaram nosso apoio para a construção de ações que promovam o fortalecimento institucional da Acopala e para que juntos construíssemos um documento que elencasse propostas de soluções para os desafios já vivenciados por eles”, frisou a técnica social.

Durante a reunião foram debatidos temas como: recadastramento dos associados, dinâmica em grupo sobre propostas para revisão estatutária, análise da linha tempo da associação com desafios/dificuldades, avanços/conquistas além da elaboração do plano emergencial.

As assessorias técnicas fazem parte das ações do Eixo Capital Social do Programa Territórios Sustentáveis que conta com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte e parceria da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e tem por objetivo trabalhar empoderamento, apoio a elaboração de projetos para captação de recursos e o fortalecimento das organizações sociais e conselhos da região da Calha Norte, mais especificamente nos municípios de Terra Santa, Faro e Oriximiná.

Ficou curioso com essa iniciativa, quer saber mais? Acesse nosso site www.territoriossustentaveis.org.br, baixe nosso App ou se liga nas nossas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e no nosso Canal no YouTube.

Por: Martha Costa - Assessora de Comunicação da Ecam