Capital Social

Catadores de Resíduos Sólidos de Oriximiná criam a campanha virtual em meio a pandemia

Whatsapp

A Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Oriximiná (Recicla-Orixi), com apoio do Programa Orixi Sustentável lançou no final deste mês de junho uma campanha virtual buscando arrecadar recursos financeiros para assegurar a sustentabilidade das 25 famílias que atuam diretamente na coleta de recicláveis em Oriximiná. A iniciativa de criar uma campanha virtual surgiu a partir de diálogos entre a coordenação da Recicla Orixi e Programa Orixi Sustentável após a constatação da impossibilidade dos catadores exercerem suas atividades econômicas, tanto no chamado “lixão” quanto no galpão destinado a coleta seletiva que fica localizado na orla do município de Oriximiná.

De acordo com a coordenadora do Programa Orixi Sustentável, Enamara Oliveira Brito, desde 2017 a associação passou a empoderar-se da sua função social e autogestão, mas devido a pandemia os trabalhos da Recicla-Orixi foram paralisados, o que impossibilitou a geração de renda das famílias cadastradas. “Por conta dessa pandemia os trabalhos hoje estão limitados, o galpão cedido pela prefeitura para triagem do material coletado está parado e muitos dos catadores recebem o auxílio do bolsa família, ou mesmo o outro auxílio, mas não é o suficiente para suprir as suas necessidades, e por conta disso nós conversamos com a dona Raimunda, presidente da associação e buscamos essa alternativa”,  enfatizou a coordenadora.

Além da campanha virtual outras iniciativas foram adotadas buscando contribuir com os trabalhadores de recicláveis, no mês de maio o Programa Territórios Sustentáveis realizou a doação de cestas básicas completas e kits de higiene, além da doação de máscaras de tecido reutilizáveis, em parceria com o Projeto Mãos que Ajudam, e a doação de um informativo com regras de etiqueta respiratória.

Os interessados em contribuir com os catadores da Recicla Orixi  podem fazer suas doações pelo endereço eletrônico https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajudar-os-catadores-da-associacao-recicla-orixi.

Por Martha Costa Assessora de Comunicação da Ecam.

Foto: Arquivo Recicla Orixi