Capital Social

Oficina prepara jovens para mostra cultural em Oriximiná, Terra Santa e Faro.

Whatsapp

Com objetivo de preparar jovens para participarem da exposição “A arte da Fotografia”, que será realizada no mês de dezembro de 2019 nos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro, a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) no eixo Capital Social do Programa Territórios Sustentáveis realizou no período de 21 a 25 de novembro, a Oficina em Educomunicação voltada ao uso das tecnologias disponíveis nas câmeras fotográficas dos aparelhos smartphone. Durante a oficina foram trabalhadas técnicas para possibilitar aos jovens um novo olhar para paisagens tão comuns do seu cotidiano, e entre enquadramento, iluminação, ângulo, direção, a oficina apresentou aos jovens as configurações disponíveis nas câmeras dos seus aparelhos celulares.

A oficina foi ministrada pelo presidente do Fotoclube Tapajós, Ádrio Denner, que deverá juntamente a Ecam e as prefeituras dos três municípios organizar a exposição “A arte da Fotografia”, uma mostra do resultado das oficinas realizadas nos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro. “Esse é um trabalho muito importante realizado pela Ecam dentro do Programa Territórios Sustentáveis, a fotografia, a arte visual, possuem um papel de empoderamento comunicativo, estamos em um tempo que o visual atrai muito mais a atenção e as oficinas possibilitam aos jovens um olhar diferenciado que abre uma reflexão e nos faz pensar onde estamos e para onde vamos. Nós temos uma ferramenta valiosa em nossas mãos que é o dispositivo móvel, então o resultado das oficinas vai mostrar este empoderamento da arte visual e da fotografia como um todo”, ressaltou Ádrio Denner.

As oficinas em Educomunicação fazem parte das ações do eixo Capital Social e buscam contribuir para o fortalecimento institucional das associações, conselhos e classes representativas onde é possível, a partir da participação coletiva e engajamento dos jovens nos diálogos sobre direitos, empoderamento e democratização da informação por meio das ferramentas da comunicação. Em Oriximiná as oficinas contaram com a parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Cultura, em Terra Santa com a parceria do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Faro, as oficinas contaram com a parceria das Secretarias Municipais de Cultura e Eventos e de Educação.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Quer saber mais sobre o Programa Territórios Sustentáveis acesse www.territoriossustentaveis.org.br ou nossas redes sociais no Facebook, Intagram e YouTube ou baixe nosso App.

Por Martha Costa – Assessora de Comunicação da Ecam