Quilombola

Quilombolas de Água Fria participaram de oficina em Produção e Edição de Vídeos.

Whatsapp

Trabalhar o empoderamento do uso das ferramentas da comunicação e o fortalecimento institucional das associações, estes são apenas dois dos objetivos das oficinas realizadas em tecnologia com os jovens quilombolas pelo Programa Territórios Sustentáveis em parceria com a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (Arqmo), que no final de julho realizou na comunidade quilombola de Água Fria, o segundo território titulado no município de Oriximiná, uma oficina voltada a produção e edição de vídeos com o uso do aparelho celular.

Olhares atentos e bastante curiosos fizeram da oficina uma verdadeira descoberta, onde cada participante teve a oportunidade de conhecer e trabalhar em um aplicativo para dispositivos móveis. “As oficinas são uma troca de experiências em que cada participante sai cheio de ideia e sabendo como se reportar. É um verdadeiro intercâmbio entre povos que possuem uma mesma luta com realidades diferentes”, frisou o coordenador de projetos da Ecam, Edwilson Pordeus.

Intercâmbio, talvez essa seja também uma forma de relatar a interação que acontece entre os participantes das oficinas que por meio da mobilização da Arqmo conseguiu reunir jovens de territórios quilombolas de Boa Vista Trombetas, Alto Trombetas, Mãe Domingas, Cachoeira Porteira, Área Trombetas, Erepecuru e Ariramba, local onde será realizada a próxima oficina com jovens, já no início de setembro.

As oficinas fazem parte das ações do Eixo Quilombola do Programa Territórios Sustentáveis, desenvolvido pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) em parceria com Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Quer saber mais sobre o Programa Territórios Sustentáveis acesse nosso site www.territoriossustentaveis.org.br baixe nosso App, acompanhe nossas redes sociais no Facebook e Instagram.

Por: Martha Costa - Assessora de Comunicação da Ecam