Quilombola

Quilombolas do Território Área Trombetas validam Plano de Vida e iniciam a implementação do Fundo Quilombola.

Whatsapp

No final do mês de outubro os moradores das comunidades de Bacabal, Aracuan de Cima, Aracuan do Meio, Aracuan de Baixo, Terra Preta II, Jarauacá e Serrinha estiveram reunidos em assembleia realizando a validação do seu Plano de Vida e início da implementação do Fundo Quilombola. Durante a assembleia foram debatidos temas voltados à Cultura, Educação, Fortalecimento Institucional, Geração de Renda, Habitação, Meio Ambiente e Saúde, temas pensados a partir de demandas das comunidades com prazo de cinco anos para conclusão e revisão para cada dois anos.

O coordenador administrativo do território quilombola Área Trombetas, José Silvano Silva Santos, que acompanha a elaboração do Plano de Vida e implementação do Fundo Quilombola falou sobre as suas percepções. “Nós temos 700 associados, uma média de 2000 moradores, e o Plano de Vida vai contribuir para o desenvolvimento do território. A gente já trabalhava o planejamento das nossas ações, mas de forma muito desordenada, e o Plano de Vida vai organizar nossas ações e nossas metas para que possamos trabalhar nos diferentes temas e com certeza isso será um mecanismo para nos orientar nessa luta e medir os resultados alcançados”, frisou.

Além da validação do Plano de Vida a assembleia debateu o início do processo de Implementação do Fundo Quilombola, com orientações quanto à escolha   do Conselho Gestor e validação da Ata de Demanda, documento que delibera a escolha dos bens e serviços elencados no Plano de Vida. A construção do Plano de Vida e Fundo Quilombola fazem parte das ações do Programa Territórios Sustentáveis, no eixo Quilombola, desenvolvido pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) em parceria com as Associações Quilombolas dos territórios e Arqmo (Associação das Comunidades remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná).

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Quer saber mais sobre as ações do Programa Territórios Sustentáveis, acesse nosso site www.territoriossustentaveis.org.br ou nossas redes sociais no Facebook, Instagram e Youtube.

Por Martha Costa – Assessora de Comunicação.