Quilombola

Território Área Trombetas realiza assembleia ordinária para deliberações dos comunitários

Whatsapp

Debater assuntos pertinentes ao bem estar dos moradores das comunidades de Bacabal, Arancuã de Cima, do Meio e de Baixo, Serrinha, Terra preta II e Jarauacá, bem como as questões administrativas da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos da Área Trombetas (Acorqat), este foi o objetivo da reunião realizada no feriado de 07 de setembro, sábado, na Comunidade Arancuã do Meio que reuniu aproximadamente 200 comunitários.

Durante a reunião foram tratados de assuntos referentes a mudança estatutária da associação, direitos coletivos e individuais, prestação de contas da associação referente ao exercício 2018, licenciamento madeireiro e não madeireiro, fiscalização ambiental do território, levantamento madeireiro, renovação das parcerias com instituições do terceiro setor para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade, funcionamento das Unidade de Beneficiamento de Alimentos (UBAS) localizadas no território.

Dentro das ações da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), no eixo Quilombola, do Programa Territórios Sustentáveis, foram realizadas orientações jurídicas visando adequação do estatuto, bem como temas voltados a produção e melhoria dos produtos extrativistas e da cadeia da mandioca, comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros, arranjos legais, associativismo e cooperativismo.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Quer saber mais sobre o Programa Territórios Sustentáveis? Acesse nosso site www.territoriossustentaveis.org.br ou nossas redes sociais Facebook, Instagram e canal no YouTube.

Por Martha Costa – Assessora de Comunicação da Ecam.

Foto: Adjair Mota- Técnico da Ecam.