Quilombola

Território Quilombola Ariramba sedia oficina de produção e edição de vídeos

Whatsapp

Aproximadamente 40 jovens vindos dos territórios quilombolas de Água Fria (ACRQAF), Erepecuru (Acorqe), Área Trombetas (Acorqat), Alto Trombetas I (Mãe Domingas), Alto Trombetas II (ACRQAT), Cachoeira Porteira (Amocreq-CPT) e Ariramba (Acorqa) estiveram reunidos neste fim de semana na sede comunitária do território Ariramba para trabalhar a produção e edição de vídeos em dispositivos móveis por meio de aplicativos gratuitos. O objetivo da oficina, realizada pelo Programa Territórios Sustentáveis, no eixo Quilombola, com apoio da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO) juntamente com as associações dos territórios, é contribuir para o fortalecimento institucional das associações, para a democratização da comunicação por meio das mídias e redes sociais.

Durante a abertura da oficina também foram realizadas homenagens, por meio de oração e reflexão, pelo falecimento de um dos fundadores da Arqmo, Manoel Valério dos Santos, do território Boa Vista Trombetas. “Cada um de vocês que estão aqui tem um sonho, e o nosso sonho como Arqmo é construir uma comunidade unificada, que tenha identidade. É chegar dentro de um quilombo e ver as raízes felizes e não mais fugindo como no passado. O sonho do passado era viver liberto. E eu quero fazer esse momento de reflexão, nós quilombolas estamos de luto, mas estamos alegres porque a semente que ele plantou está se realizando”, externou o conselheiro da Arqmo, Rogério Pereira, após recordar as lutas do líder quilombola para a conquista da titulação das terras de Boa Vista Trombetas, o primeiro quilombo titulado do país em 1995.

Após as homenagens os jovens das comunidades quilombolas de Água Fria, Boa Vista Cuminã, Pancada, Jauary, Monte dos Oliveira, Tapagem, Último Quilombo, Nova Esperança, Cachoeira Porteira e Ariramba iniciaram o planejamento da produção audiovisual com a escolha do tema e a definição do roteiro. Com as equipes formadas era hora de colocar a mão na massa... cenário, iluminação, som, enquadramento, edição. Ao todo foram produzidos cinco vídeos para o canal Arqmo Identidades que contam sobre o modo de vida, escoamento da produção, novas lideranças, chegada da Igreja no território e Amazônia, todos os vídeos com foco na comunidade.

As oficinas em comunicação voltadas a Produção e Edição de Vídeos fazem parte das ações do eixo Quilombola, desenvolvido pela Ecam do Programa Territórios Sustentáveis, que busca contribuir no fortalecimento institucional às associações. O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid)

Por: Martha Costa - Assessora de Comunicação da Ecam.